Pesquisa Online

21/12/2011 

É engraçado que, analisando algumas pesquisas publicadas por conhecidos institutos, a torcida do Vasco é a única, na história do futebol, que diminuiu substancialmente em tempos de crise. Obviamente são pesquisas tendenciosas, que visam colocar São Paulo e Palmeiras na frente do Vasco. Chegamos em 2011 com o Vasco retornando às suas tradições, sendo campeão a nível nacional, e finalizando o ano com uma boa campanha no Brasileiro, a despeito da arbitragem ter conseguido, jogo por jogo, impedir outro título no mesmo ano. Será que as próximas pesquisas irão recolocar o Vasco em 3º? Ou retornar ao empate técnico com o Palmeiras? Essas pesquisas que “sumiram” com milhões de torcedores vascaínos do mapa irão ressuscitá-los?!

Nós queremos a verdade, e enquanto não sai uma nova pesquisa de tais institutos, nos deparamos com uma pesquisa online, do site mais visitado do Brasil, que tendo mais de 250.000 votos, coloca o Vasco da Gama na frente do Corinthians. E esse resultado bota em xeque, mais uma vez, a transparência de famosos institutos. Não sendo pesquisa daqueles institutos que entrevistam 1.000 ou no máximo 5.000 pessoas nas principais capitais, excluindo diversas regiões, pra determinar o perfil de um universo de 190.000.000, os paulistas ficam pra trás! Cadê a mídia paulista pra explicar que os corinthianos paulistas (SP Estado mais rico do BR) não têm computador pra votar? E por acaso vascaíno também iria ter? Corinthiano gosta mesmo é de ligar a TV na Band e curtir as merdas que aqueles apresentadores falam. Agora tá ai, pesquisa Nacional, mais de 250.000 votos e dá pra ver que o Vasco está no BRASIL todo, na frente do Corinthians. E tem gente que acha que pesquisa séria é a de rua. Toda pesquisa é pesquisa! E essa ainda demonstra outra coisa: quem realmente acompanha futebol; ao contrário de pesquisas de rua onde se pergunta até para senhoras de 80 anos que time elas torcem. Uma coisa está bem clara, o Vasco com certeza não é a 5ª torcida como foi avaliado em pesquisas recentes.

São Paulo tem 40 milhões de habitantes, e daí? Tem mais 150 milhões, pelo Brasil, que em sua maioria torcem para Vasco ou Flamengo. Em SP, esses 40 milhões ainda se dividem para Palmeiras e São Paulo, e há de se considerar, ainda, os milhões de nordestinos que residem em SP, e todos sabem que a maioria dos nordestinos torcem por clubes cariocas. O Norte, Nordeste, Centro-Oeste, ES, SC, MG estão dominados por vascaínos, que é um time verdadeiramente nacional. Sabemos que Corinthians e São Paulo não têm toda essa massa superior ao Vasco, dito por esses tais institutos, pois é realidade uma pesquisa democrática como essa revelar que o Vasco tem uma torcida tão ou mais expressiva que esses times de SP.


Um comentário:

  1. Caro colega, interessante post. É por isso que digo que não se deve confiar em pesquisas - de qualquer natureza, PRINCIPALMENTE eleitorais, já que todas estão sujeitas a manipulação.

    ResponderExcluir