Carioca 1998

"FOI O TÍTULO CARIOCA MAIS FÁCIL da história. Tão fácil que os outros três grandes, vendo que não tinha mais jeito, simplesmente fugiram do campeonato, alegando que o Vasco - disputando três competições simultâneas - fora beneficiado pelas mudanças na tabela. Apesar da bagunça generalizada do Campeonato Carioca e do festival de W.O., o Vasco mostra por que é o melhor time do Brasil e fica com o título. Pela primeira vez um clássico carioca terminou em W.O.

Aconteceu no dia 10 de maio. Inconformados com a marcação do jogo contra o Vasco para esse dia, os dirigentes do Botafogo tiraram o time de campo. Uma semana depois, Flamengo e Fluminense também não foram a campo para disputar o clássico Fla-Flu. Com a desistência dos outros times e o Vasco acumulando vitórias no W.O (Nem Flamengo nem Botafogo compareceram para jogar contra o Vasco no 2° turno), a equipe ganhou o seu primeiro título no ano do centenário. Recursos e mandados judiciais ainda devem entupir os tribunais esportivos por muito tempo; mas o fato é que o Vasco já está com a taça na mão e os outros grandes deixaram claro que não jogam mais o Carioca.

Foi o campeonato mais confuso de todos os tempos. Os times estavam divididos em dois grupos. De um lado, os quatro grandes mais Bangu e Americano, eterno privilegiado por ser o time de Eduardo “Caixa d’água” Viana, o presidente da federação. Os seis restantes tiveram que disputar uma fase preliminar, que classificou duas equipes - Friburguense e Madureira - para se juntar ao grupo de elite. Só que antes de a fase seletiva começar, o Vasco já jogava pelo primeiro turno.

Confuso? A bagunça iria piorar. Participando também da Copa do Brasil e da Libertadores, o Vasco adiou seus jogos, clausula que constava do regulamento do estadual. O que se viu a partir daí foi um festival de trapalhadas. Kléber Leite (presidente do Flamengo), José Rolim (do Botafogo) e Álvaro Barcelos (do Fluminense) prometendo retaliações. No segundo turno, o trio perdeu a razão e faltou aos jogos.

Apesar da balbúrdia, no gramado o Vasco fez por merecer o título. Desde o começo do campeonato, o time comandou a tabela de classificação. Venceu o primeiro turno com sobras e liderava o segundo seguido pelo Flamengo. Como o título estava quase perdido, os outros times tentaram melar a competição. Se houvesse alguma chance teriam feito o mesmo?"

Sabendo que não teriam nenhuma chance de vencer o Vasco, os rivais tentaram de tudo para melar o campeonato, afinal, para a equipe que conquistaria a Taça Libertadores da América meses depois, o Estadual de 1998 seria apenas uma preparação para títulos maiores no ano de seu centenário.

E não deu outra: conquista dos dois turnos e ridículos WO’s protagonizados por adversários que preferiam deixar de ir a campo a serem massacrados pelo Vasco. Na final antecipada, ainda tentaram cortar a luz, mas nada tiraria o título do melhor time do campeonato. Durante a "considerada final" entre Vasco e Bangu, um fato inusitado acontece: misteriosamente, a luz do estádio se apaga, gerando uma enorme confusão entre os jogadores dos dois times. O vice-presidente de futebol do Vasco (na época), Eurico Miranda, acusou, como culpados, os dirigentes do Flamengo, Fluminense e Botafogo. Das bocas de Eurico: "São quadrilheiros, incapazes e incompetentes." Até hoje não se sabe de quem foi a culpa. A única coisa que se sabe, é que o Vasco foi o campeão legítimo daquele ano, o único clube grande que respeitou estritamente o regulamento do Campeonato.

Vasco precisando da Vitória para ser campeão, gandulas sumindo com a bola, apagão misterioso aos 44 minutos do 2º tempo com o jogo ainda no 0x0, meia hora de paralisação de jogo, e depois disso tudo o juiz reinicia a partida dando mais 3 minutos de jogo. Foi o jogo que marcou a conquista do título antecipadamente, da Taça Rio e do Campeonato Carioca para o Vasco. Aos 47 minutos do 2º tempo, Mauro Galvão guardou a bola dentro da rede, Vasco 1x0 Bangu.

Eram todos contra o Vasco para que este não ganhasse o título no ano de seu centenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário