Segundo Datafolha, o Vasco tem a 5ª torcida do país.

Segundo Datafolha, o Vasco tem a 5ª torcida do país(sic). 

'Datafolha é órgão de pesquisa ligado às Organizações Globo e base para Cotas de TV' 

O grande segredo da popularidade do Flamengo, é que a Globo (toda a mídia em geral) teve uma grande contribuição para que a torcida do Flamengo viesse a ser a maior torcida. A maioria da torcida do Flamengo não sabe nem porque é flamenguista, nasceram ouvindo a mídia falar que era a maior torcida e simplesmente o escolheu para torcer. Pra falar a verdade não conhecem nem a história de seu clube. Outra coisa é essa conversa que dizem que a torcida do Corinthians é maior que a do Vasco. Isso é uma tremenda de uma ignorância, todos sabem que as maiores torcidas é a do Vasco e a do Flamengo, o problema é que pra eles (MÍDIA), para que não ocorra polêmica de deixar dois times cariocas como maior torcida, resolveram colocar o Corinthians como a segunda maior torcida para que fique uma do Rio e outra de São Paulo. Se o torcedor procurasse conhecer mais a história de seu clube talvez o Flamengo nem aparecesse entre os Três como maior torcida. 

Fazem tantas pesquisas de "quantidades"... Por que não fazem uma pesquisa de "qualidades"? Uma pesquisa que ao invés de mostrar quem é a maior torcida, mostre quem é a Melhor Torcida? Seria muito mais útil do que ficar enchendo páginas de jornal, revistas e espaço na internet na tentativa de promover essa gente da Gávea. Todo mundo está cansado de saber que essa ralé é maioria nesse país - por isso ainda somos subdesenvolvidos, do terceiro mundo, nação inferior (infelizmente é essa a realidade e o fato de a maioria ser flamenguista é o puro e simples reflexo de tudo isso: pobreza, corrupção, malandragem, flamengo,... Tudo isso combina, tem tudo a ver). Por que a maioria escolhe ser Flamengo? Porque as pessoas querem estar do lado da maioria e se dar bem com isso, tirar vantagens, ter os privilégios da mídia e de tudo mais que for possível. Típica atitude de gente corrupta: Se dar bem com pouco ou nenhum esforço apenas ficando do lado da maioria e legitimando com isso atitudes que seriam faltosas se cometidas por outros. A corrupção está no sangue dessa gente. Feliz daqueles que não são Flamengo - de uma forma ou de outra, os não-flamenguistas estão ao menos um grau acima de tudo o que estraga o nosso país. Dane-se a quantidade, o nosso objetivo é a qualidade de nossa torcida e nisso, somos campeões! Nossa Cruz é símbolo de superioridade e eles - a escória da Gávea - Jamais a terão! Nem com a ajuda dessa imprensa podre. 

São Paulo e Palmeiras na frente do Vasco numa pesquisa de Torcida? É como disse Winston Churchill: "Eu só acredito nas pesquisas que eu mesmo manipulei." 

Não precisamos usar pesquisas de outras instituições para concluir que a “pesquisa” feita pelo Datafolha chega a conclusões pra lá de questionáveis, senão vejamos: uma queda de 7% pode chegar a quase 1.000.000 de torcedores de diferença entre uma pesquisa e outra! 

Sendo portanto resultados questionáveis e também se tratando de uma paixão que desperta o interesse de mais da metade da população do país, algumas perguntas ficam no ar: 

Que técnicas de amostragem foram utilizadas, já que há especulações de que a Região Norte foi excluída da pesquisa? 

Por que o início dos trabalhos da pesquisa não foram divulgados pela instituição ou pela imprensa? 

Pesquisas desse tipo são devidamente fiscalizadas pelas partes envolvidas uma vez que as mesmas determinam valores milionários de contratos? 

Se um trabalho estatístico bem feito é aquele em que deve se eliminar qualquer fonte de vício, por que essa pesquisa foi feita exatamente nos momentos de decisão do Campeonato Brasileiro? 

Quem são os entrevistadores? São aqueles que falam “responde qualquer coisa aí pra eu ir embora logo”? Pra que time torcem? Isso também não é um vício que deveria ser controlado? 

Onde foi feita a entrevista? Na rua? Isso é local apropriado? E se alguém passa com a camisa de um time ao lado de um entrevistado que nada sabe de futebol? 

Onde está o questionário utilizado na pesquisa? Por que não divulgam? 

Que métodos de inferência foram utilizados? Intervalos de Confiança (“erro de 3 pontos percentuais pra mais ou pra menos”) é apenas uma das várias ferramentas estatísticas; outras devem ser utilizadas também para garantir precisão nos resultados. 

Um trabalho desse tipo, que analisa preferências de mais da metade da população, sendo realizado, analisado e concluído em menos de um mês é efetivamente eficiente? 

A conclusão é a seguinte: se pesquisas de opinião são determinantes na hora de se determinar os valores milionários de um contrato, a fiscalização nesses trabalhos por parte dos envolvidos é imprescindível. A divulgação dos métodos estatísticos utilizados, desde a amostragem até a conclusão final dos resultados deveria ter a participação de pessoas ligadas aos clubes envolvidos. 

A quantidade de pessoas interessadas na divulgação dos resultados é muito grande e os erros podem ser irreparáveis. 

Embora essa orquestração sorrateira contra o Vasco possa, para alguns desatentos, assemelhar-se a um mero complexo de perseguição, o fato é que, a cada novo ano, torna-se ainda mais evidente, chegando a assumir contornos de uma covarde e despudorada maquinação. Todos sabem do ranço gerado, junto a um ainda predominante império de comunicação deste país, pelo episódio ocorrido na final da Copa João Havelange, no qual, pelo desvario e irresponsabilidade de Eurico Miranda, conhecido por sua arrogância e prepotência, o Vasco se viu na situação de estampar em sua camisa, de modo indevido e gratuito, a logomarca do SBT. A partir de então, deu início ao mais vil e abjeto boicote contra uma instituição esportiva já registrado na história do futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário